Wednesday, January 23, 2008

Nota: George Soros, um peso-pesado dos mercados financeiros (e do próprio capitalismo global) anunciou no Fórum de Davos o fim da era do Dólar. Depois disto ninguém me pode chamar catastrofista em questões monetárias (por dizer que o Dólar está a chegar ao fim da sua hegemonia global).

Soros: É o Fim do Dólar como Moeda de Reserva Mundial
``The current crisis is not only the bust that follows the housing boom, it's basically the end of a 60-year period of continuing credit expansion based on the dollar as the reserve currency,'' Soros said in a debate today at the World Economic Forum in Davos, Switzerland. ``Now the rest of the world is increasingly unwilling to accumulate dollars.''
(...)
``From the 1980s we had the belief in the magic of the marketplace, and the authorities were so successful that they started to believe in this market fundamentalism,'' he said. ``That's gone too far.'' In times of crisis, ``they suspended the rules and they bailed out the banks. That created an asymmetric incentive system, a moral hazard, that allowed the expansion of credit.''

Fonte: Bloomberg

Labels:

Friday, January 18, 2008

Nota: Isto enquanto a ONU condena Israel por punir coletivamente os palestinos - pela enésima vez. Mas não é irónico que até o Canadá acuse os EUA e Israel de torturar e violar os direitos humanos? Assim vai a decadência moral do império.

Canadá inclui EUA e Israel em lista de países com tortura
18 DE JANEIRO DE 2008

O Ministério das Relações Exteriores do Canadá incluiu os Estados Unidos e Israel em sua lista de países onde prisioneiros sofrem risco de tortura, de acordo com um documento obtido pela agência Reuters ontem.

O texto é parte de um manual sobre tortura para treinamento de diplomatas e menciona a prisão americana de Guantánamo, em Cuba, que mantém detido atualmente um cidadão canadense. Em sua definição de tortura, o documento cita técnicas de interrogatório usadas nos EUA, como nudez forçada, isolamento, privação do sono e manutenção de prisioneiros vendados.

Ottawa, um aliado de Washington, tentou se distanciar do documento, que "não reflete a visão do governo", de acordo com um porta-voz do ministro das Relações Exteriores do Canadá, Maxime Bernier. O texto foi fornecido à Anistia Internacional durante um processo legal.

Fonte: Reuters/Diário Vermelho
Nota: A senilidade do governo Sócrates soma e segue. Agora até ignoram as declarações recentes de um comissário europeu dizendo que a UE vai rever as metas dos biocombustíveis para baixo, e enquanto isso a camarilha Sócrates utiliza a UE como justificação para subir as metas de consumo de biocombustíveis!? Onde está o "bom aluno" da UE, Sócrates agora? Pois é quando se trata de reconhecer problemas sociais e ambientais, Sócrates é o mau aluno.

Governo aprova diploma que admite a incorporação de biocombustíveis até 20%
Por: Tiago Figueiredo Silva

O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, a resolução que aprova a incorporação de biocombustíveis nos combustíveis fósseis de 5,75% para os 10%, admitindo no entanto aumentar esta meta até aos 20%.

"Esta Resolução vem estabelecer a estratégia para o cumprimento das metas nacionais de incorporação de biocombustíveis (combustíveis com origem em fontes renováveis) nos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e outros)", revela o documento.

O Governo decidiu aumentar a incorporação de biocombustíveis nos combustíveis fósseis de 5,75%, para 10%, em 2010, num medida que pretende antecipar o objectivo da União Europeia para os biocombustíveis em dez anos, ou seja de atingir os 10%, em 2010, altura em que a UE prevê esta meta para 2020.(...)

Resto da notícia: Diário Económico

Labels:

Thursday, January 17, 2008

Nota:O Goldman Sachs Group afirmou recentemente que a economia dos Estados Unidos caminha provavelmente para a recessão, pelo que prevê que a Reserva Federal norte-americana (Fed) reaja mediante a redução das suas taxas de juro de referência até 2,5%.

As Bolsas de todo o mundo se desmoronam enquanto a inflação dispara nos EUA
16/01/08

16 de Janeiro 2008 - Continuam a surgir os maus dados económicos nos EUA e isso suscita reacções negativas nas Bolsas de todo o mundo. Desta vez a má notícia veio com os dados da inflação norte-americana, que se situou em 4,1% em 2007. Trata-se da maior subida de preços desde 1990.

Em Espanha, que também conheceu à dias que a sua inflação de 2007 alcançou os 4,2%, estes dados arrastaram a Bolsa para uma queda que às 16:00 horas desta quarta-feira se situava em 1,4% no Ibex-35 (Bolsa de Madrid). O indicador espanhol situava-se abaixo dos 13.800 pontos.

Às dúvidas sobre a desaceleração do sector imobiliário e o futuro económico espanhol, que tanto protagonismo estão a ter na pre-campanha eleitoral espanhola, se acrescentam além disso um estudo do Instituto de Prática Empresarial, que previu um crescimento médio do preço das casas de 1,9% em 2008, ou seja, por baixo da inflação.

Queda bursátil

Se na terça-feira foi o mau balanço anual do Citigroup que arrastou as Bolsas negativamente, os dados da inflação estado-unidense também se fizeram notar nas bolsas de todo o mundo: quedas de 1,10% para Frankfurt, de 0,89% para Londres, de 0,76% para Paris e de 0,29% para Milão.

Na Ásia, Tóquio encerrou com um retrocesso de 3,35%, como consequência também da publicação do grau de implicação do principal banco do país, o Bank of Tokyo Mitsubishi UFJ, na crise das hipotecas subprime. Hong Kong caiu 5,37%, enquanto que Xangai e o Kospi sul-coreano sofreram perdas por cima dos 2%.

Fonte: Aporrea

Labels:

Wednesday, January 16, 2008

Nota: E finalmente a União Europeia acordou para o eu tenho vindo a denunciar à muito tempo. Deve ter ser sido pelo artigo da revista Science.

A União Europeia admite que ignorou problemas ambientais e sociais ligados ao etanol

14/01/08

Londres, 14 Jan (PL) - A União Europeia (UE) reconheceu que não foi capaz de prever os problemas ambientais e sociais derivados da obtenção de biocombustíveis (o combustível que os Sem-Terra do Brasil chamam "agrocombustíveis" e "necrocombustíveis") a partir de vegetais. "Nós observamos que os problemas ambientais e sociais causados pelos biocombustíveis são maiores do que calculávamos. Por isso devemos ser mais cuidadosos", declarou o comissário para o meio ambiente da UE, Stavros Dimas, à BBC. O funcionário acrescentou que nas directrizes da UE devem estar incluídos os temas sociais e ambientais já que existem alguns benefícios derivados da utilização de biocombustíveis. Vários relatórios têm advertido para o aumento dos preços dos alimentos e para a destruição das florestas em consequência do objectivo de utilizar estas terras para a produção de plantas destinadas ao fabrico de etanol.

Desde à alguns anos, os biocombustíveis têm sido vistos como a saída perfeita para os fabricantes de carros sob pressão para cortar as emissões de gases poluentes emitidos pelo uso da gasolina e do gasóleo. Ao invés de revolucionar os projectos de carros, eles poderiam reduzir a emissão de poluentes se os motoristas usassem mais combustíveis produzidos a partir de plantas, que teriam retirado CO2 da atmosfera durante seu crescimento. A União Europeia agarrou a ideia e estabeleceu suas metas de biocombustíveis.

Desde então, estudos advertiram que alguns tipos de biocombustíveis quase não cortam as emissões e que outros podem levar à destruição de florestas, elevar o preço dos alimentos ou levar empresas com dinheiro a expulsar comunidades pobres das suas terras para convertê-las para o cultivo de matérias primas para biocombustíveis. Dimas disse que é vital que as regras da União Europeia previnam a perda de biodiversidade, que ele descreveu como o outro grande problema para o planeta, ao lado do aquecimento global.

A nova posição tem consequências práticas

O comissário europeu para o meio ambiente, Stavros Dimas, disse à BBC que será melhor para a União Europeia não cumprir sua meta de elevar a 10% a proporção do uso de biocombustíveis em relação ao total de combustíveis do que correr o risco de prejudicar o ambiente. Segundo Dimas, a União Europeia não previu os potenciais problemas provocados pelo uso de biocombustíveis. Estudos recentes advertiram sobre os aumentos de preços de alimentos e a destruição de áreas de florestas em consequência da produção de biocombustíveis. A União Europeia prometeu novas directrizes para garantir que sua meta para o uso de biocombustíveis não é prejudicial.

Fonte: Prensa Latina (PL)/Aporrea, BBC (versão brasileira)

Labels:

Tuesday, January 15, 2008

Nota: O Japão registou um crescimento do seu PIB de apenas 1,3% segundo as autoridades oficiais. Para este ano as coisas prometem ser piores, a Goldman Sachs (entidade financeira dos EUA) reviu a sua previsão de crescimento económico do Japão em baixa de 1,2 para 1%, advertindo para o perigo de recessão. Mas outros analistas já dizem que a recessão é um dado adquirido. Como se isso não bastasse, o Japão corre risco de entrar numa fase de escassez de energia.

Economia japonesa também desacelera devido à crise nos EUA
15 DE JANEIRO DE 2008

O presidente do Banco do Japão (BOJ), Toshihiko Fukui, afirmou nesta terça-feira (15) que a economia japonesa se desacelerará por causa de uma queda "considerável" de investimento no sector imobiliário japonês, segundo a agência "Kyodo". Fukui explicou esta previsão de desaceleração na economia japonesa e anunciou uma revisão em baixa de sua avaliação económica de quatro das nove regiões do país.

Esta é a primeira revisão em baixa do relatório económico regional desde que o banco central japonês começou a elaborá-lo, em Abril de 2005. No relatório económico regional publicado hoje, o banco central indicou a alta de preços do petróleo como outra das causas da desaceleração. Fukui também se referiu ao maior impacto que o previsto da crise das hipotecas de alto risco nos balanços dos bancos japoneses. Segundo sua opinião, as perdas das instituições financeiras japonesas poderão ser compensadas pela "vitalidade na gestão", já que os bancos japoneses estão menos expostos à crise hipotecária dos Estados Unidos que seus concorrentes europeus e americanos.

Apesar das ameaças que existem sobre a economia japonesa, o presidente do BOJ disse que o Japão está no caminho de uma "expansão moderada". A detenção brusca do investimento no sector imobiliário japonês se deve a uma queda considerável na quantidade de obras iniciadas, por causa da entrada em vigor de uma nova legislação mais restritiva do sector.

Fonte: Efe/Diário Vermelho

Labels:

Wednesday, January 09, 2008

Etanol pode poluir mais que gasolina
09-01-2008
A utilização de etanol produzido a partir de cana-de-açúcar, soja e de milho pode ser mais nociva ao ambiente do que a gasolina, segundo um recente artigo de um investigador norte-americano.

William Laurance, do Instituto de Pesquisas Tropicais Smithsonian, com sede no Panamá, disse à Agência Lusa que o etanol produz um volume até 60 por cento menor de gases responsáveis pelo efeito estufa do que a gasolina, mas há outros parâmetros a ponderar. "Se consideramos outros parâmetros ambientais, entretanto, como o uso de fertilizantes, a grande quantidade de água e a desflorestação de áreas para o plantio, os efeitos ambientais do etanol são muito maiores", disse o investigador. "As pessoas precisam de ficar atentas aos impactos negativos do etanol, até porque os interesses da indústria da cana-de-açúcar não são necessariamente os mesmos interesses da sociedade", afirmou. O artigo, publicado numa recente edição da revista científica Science, foi baseado num estudo divulgado no ano passado na Suíça. Ao analisar 26 tipos de biocombustíveis produzidos actualmente, o estudo concluiu que 21 deles reduzem em mais de 30 por cento as emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, na comparação com a gasolina. Nos tipos analisados, doze foram considerados mais nocivos ao ambiente do que os combustíveis fósseis, entre eles o etanol de milho dos Estados Unidos e o de cana-de-açúcar do Brasil. A lista dos biocombustíveis mais nocivos ao ambiente inclui ainda o biodiesel a partir de soja, produzido no Brasil, e o biodiesel a partir de palma, produzido na Malásia. William Laurance salientou que a crescente produção de etanol de cana-de-açúcar e do biodiesel de soja tem ocupado grandes áreas agrícolas, o que reduz a produção de grãos e aumenta o preço dos alimentos. "A produção de cana-de-açúcar utiliza grande quantidade de água, isso sem falar na poluição dos rios e os fertilizantes que, após serem quebrados em óxido nitroso, também vão afectar a camada de ozono", afirmou. O uso excessivo de fertilizantes é responsável pela maior parte dos gases do efeito estufa emitidos pela actividade agrícola em todo o mundo, com cerca de 2,1 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano. O excesso de fertilizantes provoca a emissão de óxido nitroso (N2O), que é cerca de 300 vezes mais potente que o CO2 na mudança do clima, segundo um recente relatório da organização ambiental Greenpeace. O contributo total da agricultura mundial para a mudança climática é estimado em algo entre 8,5 mil milhões e 16,5 mil milhões de toneladas de CO2, ou entre 17 por cento a 32 por cento das emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa.

Nota: E ainda por cima o governo brasileiro insiste em aumentar a produção de Etanol de Cana-de-açúcar drasticamente. O governo do Brasil promete aumentar a produção para o triplo nos próximos 10 anos. Mas os estudos científicos estão a acabar com esta farsa da suposta vantagem ecológica dos agro-combustíveis. Não senhor Lula! Saiba que desflorestção, poluição do ar e da água e trabalho escravo não ajuda o ambiente!

Fonte: Observatório do Algarve

Labels: ,

Tuesday, January 08, 2008

O Video Mais Aterrador Que Já Se Viu

Para Relectir sobre o Aquecimento Global e as Alterações Climáticas.

Labels:

Saturday, January 05, 2008

Inflação em Portugal, o dinheiro que escorrega do salário para a miséria

O gás natural subirá entre 1,2% e 5,9% em 2008. Este aumento do preço está previsto para o primeiro trimestre do deste ano. O Norte e o Interior do País, bem como o Algarve, são as regiões com maiores agravamentos. Este é apenas um dos muitos casos em que a inflação de produtos de primeira necessidade para os portugueses aumentam muito acima da taxa oficial de inflação prevista pelo governo (e o seu submisso INE) para 2008.

"O início do novo ano é sinónimo de mais despesas para os portugueses. Em muitos casos, os bens essenciais vão subir mais do que os ordenados." Assinala correctamente a SIC. Álias são vários os meios de comunicação que assinalam que os bens essenciais vão aumentar acima do valor da inflação dado pelo governo (2,1%).

Outros casos de grandes subidas de preços no sector da alimentação: o pão sobe 10 a 15% (e já tinha aumentado 30% ao longo de 2007) justificado pela subida de 92% em 2007 do preço da farinha de cereais (e pela produção de biocombustíveis), os cereais aumentaram de 30 a 50% em 2007, o leite poderá aumentar 10%, o preço do arroz poderá aumentar cerca de 50% (Portugal tem o mais alto consumo per capita de arroz na Europa), sobem muito também os preços da cerveja (de 25 a 35%), os preços da cevada (50%), etc.

E de outros produtos e serviços: em 2008, as rendas de casa sobem cerca de 3%, a electricidade aumenta em média 2,9% ao longo do país (com aumentos acima de 3% para as indústrias e os consumidores de alta tensão), nos transportes públicos o aumento médio é de 3,9%, a gasolina e o gasóleo aumentam - para já - cerca 1,8% (abaixo da inflação oficial prevista de 2,1%) mas é sabido que estes produtos estão sujeitos a aumentos periódicos e que o imposto (ISP) aumentou recentemente, o preço do barril do petróleo passou recentemente a barreira histórica de 100 dólares e promete continuar a aumentar (o que promete aumentar ainda mais os preços dos combustíveis domésticos e industriais), o tabaco aumentou cerca de 15% (32% dos portugueses fumam), as portagens de auto-estrada sobem em média 2,6%, as taxas moderadoras (eu chamar-lhe-ia "assaltadoras") vão aumentar no caso de acesso às urgências hospitalares (e em muitos outros serviços) em mais de 5%, no distrito do Porto a factura água poderá aumentar 8,1% (aumento exigido pela empresa privada Águas do Douro e Paiva), no centro do país estão previstos aumentos exorbitantes acima de 30% (outra empresa privada Águas do Zêzere e Côa), etc.

Conclusão

Eu estive a fazer contas ao meu orçamento familiar (que penso ser mediano) e calculo que mais de 20% do mesmo é gasto em alimentos, outros 13% é gasto em serviços essenciais (água, luz, telefone, transporte público). Tenho a sorte de pagar uma renda de casa muito baixa por viver numa casa antiga mas se fosse pesquisar a média que os portugueses pagam de renda penso que chegaria no mínimo a 10% (do orçamento familiar), somando com as despesas de saúde e educação (serviços essenciais) outros 10% creio que podemos concluir que no total de produtos e serviços essenciais os portugueses gastam mais 50% do orçamento familiar. E como podemos ver pela lista de aumentos que citei mais de metade dos gastos habituais dos portugueses vão estar sujeitos a aumentos muito acima da inflação prevista oficialmente em 2008.

Alguém acha que o aumento de 5,7% no salário mínimo (para os míseros 426 euros) chega para tudo isto? Ou as pensões de miséria que aumentam 2,7%?

A confiança dos portugueses é a mais baixa desde última recessão em 2003.

Com informações de: RTP, Anilact, Esquerda.net, AgroNotícias, Destak, RTP, Sol, Correio da Manhã, OJE, SIC, Visão, Diário Económico.

Labels:

Thursday, January 03, 2008

Petróleo ultrapassa os 100 dólares em Nova Iorque

Mas ao que parece só a recessão global pode acordar os cornucópios e os tecno-optimistas. O governo português continua a assobiar para o lado, os projectos faraónicos da Ota e do TGV avançam "because the show must go on!" e assim vai Portugal a caminho do precipício...

A propósito a situação europeia também não é muito melhor veja-se por este artigo do jornalista Jorge Nascimento Rodrigues (no expresso).

Ler em: Diário económico

Labels:

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet