Tuesday, January 15, 2008

Nota: O Japão registou um crescimento do seu PIB de apenas 1,3% segundo as autoridades oficiais. Para este ano as coisas prometem ser piores, a Goldman Sachs (entidade financeira dos EUA) reviu a sua previsão de crescimento económico do Japão em baixa de 1,2 para 1%, advertindo para o perigo de recessão. Mas outros analistas já dizem que a recessão é um dado adquirido. Como se isso não bastasse, o Japão corre risco de entrar numa fase de escassez de energia.

Economia japonesa também desacelera devido à crise nos EUA
15 DE JANEIRO DE 2008

O presidente do Banco do Japão (BOJ), Toshihiko Fukui, afirmou nesta terça-feira (15) que a economia japonesa se desacelerará por causa de uma queda "considerável" de investimento no sector imobiliário japonês, segundo a agência "Kyodo". Fukui explicou esta previsão de desaceleração na economia japonesa e anunciou uma revisão em baixa de sua avaliação económica de quatro das nove regiões do país.

Esta é a primeira revisão em baixa do relatório económico regional desde que o banco central japonês começou a elaborá-lo, em Abril de 2005. No relatório económico regional publicado hoje, o banco central indicou a alta de preços do petróleo como outra das causas da desaceleração. Fukui também se referiu ao maior impacto que o previsto da crise das hipotecas de alto risco nos balanços dos bancos japoneses. Segundo sua opinião, as perdas das instituições financeiras japonesas poderão ser compensadas pela "vitalidade na gestão", já que os bancos japoneses estão menos expostos à crise hipotecária dos Estados Unidos que seus concorrentes europeus e americanos.

Apesar das ameaças que existem sobre a economia japonesa, o presidente do BOJ disse que o Japão está no caminho de uma "expansão moderada". A detenção brusca do investimento no sector imobiliário japonês se deve a uma queda considerável na quantidade de obras iniciadas, por causa da entrada em vigor de uma nova legislação mais restritiva do sector.

Fonte: Efe/Diário Vermelho

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet