Wednesday, May 30, 2007

Segundo um estudo os portugueses pagam mais caro 18% pelo consumo de electricidade que os espanhóis

«Um estudo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revela que os preços da electricidade para os consumidores domésticos continuam a ser 18% mais elevados em Portugal do que em Espanha.»

Continuar a ler em...
Diário Económico

Nota: Este é o resultado do neoliberalismo liderado pela iniciativa privada e pela política privatizadora. O sector energético em Portugal precisa de um plano nacional com intervenção estatal. O desenvolvimento da energia tem de ser direccionado para a produção e o mercado endógeno, só assim se pode combater o grave problema nacional de uma dependência energética de 84% do exterior (a pesar duramente na balança comercial paga por todos nós). Ao contrário do que sugere a imprensa económica, uma invasão de empresas espanholas só vai piorar a situação do preço da energia, do défice de produção nacional e da insustentabilidade ecológica desta política.

A energia tem que ser encarada como aquilo que realmente é para os cidadãos e para a economia, um bem estratégico e não um simples negócio de milhões como muitos outros que florescem neste Portugal ultra-liberal.

2 Comments:

Blogger Francisco said...

Olá,

meu nome é Francisco, eu sou brasileiro e estou produzindo um programa de rádio sobre o pico do petroleo. Eu e uma amiga falamos toda semana sobre o assunto em uma rádio comunitária e colocamos os episódios na internet. O programa ainda soa amador, mas, que eu saiba, é o único veículo falando sobre o assunto por aqui.

http://radiodistopia.com

8:14 AM  
Blogger a formiga said...

Só devemos formular opiniões quando estamos informados, o que não conseguimos através dos meios de comunicação social, que estão institucionalizados.
Uma das muitas armas que são usadas para manter o povo na ignorância é a desinformação; ignorância essa que fere, todos os dias, os nossos direitos.
Quando estamos informados, estamos em condições de defender causas, quer no nosso local de trabalho, nos transportes, junto dos amigos, etc...
Fica aqui o meu convite, para visitares http://tirem-as-maos-da-venezuela.blogspot.com, e desta forma seres mais um a defender uma causa com valores.
Continuação do bom trabalho, que aqui estás a fazer.
Cumprimentos,

5:04 PM  

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet