Thursday, November 16, 2006

Nota: Uma boa utilização de biodiesel em Portugal, ao nível local, como deve ser.

Câmara de Baião anuncia construção de unidade de produção de biodiesel

15.11.2006 - 17h39 Lusa

A Câmara de Baião anunciou hoje a construção no concelho de uma unidade de produção de biodiesel e adiantou que o projecto poderá arrancar até ao final do ano.

"A autarquia comprometeu- se a disponibilizar o espaço e neste momento estão a ser estudadas as melhores soluções de implementação" , disse o presidente da autarquia. O projecto surge no âmbito de um protocolo assinado com a empresa Quimicalis - Químicos e Petroquímicos.

Sem adiantar o valor do investimento, José Luís Carneiro considerou que "esta solução irá contribuir para resolver diversos problemas que têm surgido nas condutas de saneamento resultantes das descargas de óleos".

"O biodiesel produzido será depois utilizado nas viaturas da Câmara municipal, permitindo assim reduzir em cerca de 30 por cento os custos com combustíveis" .

Ficou também acordado entre os outorgantes que a empresa exploradora irá contratar funcionários no concelho, prestando-lhes a formação necessária para o exercício do cargo.

O biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais, de gorduras de animais, de lixos e das lamas das estações de tratamento de águas residuais (Etar).

"Possui um grande potencial económico como combustível para veículos automóveis, dado ser mais barato do que o gasóleo ou gasolina, além de contribuir para a preservação do meio ambiente".

A par destas vantagens, "a produção de biodiesel requer alguma mão-de-obra que, a avaliar pelas estimativas feitas para Portugal, está representado numa proporção de 23 postos de trabalho por cada mil toneladas de combustível".

Fonte: Público

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet