Monday, September 25, 2006


Traduzido do texto em inglês da Wikipédia:
Kerala, um paraíso ecotópico do socialismo

Demografia de Kerala
No estado indiano de Kerala habitam 3.44% do povo indiano, e - com 819 pessoas por km2 - é uma região 3 vezes mais densamente povoada que o resto da India. Contudo a taxa de crescimento populacional é de longe mais baixa que a média nacional. Apesar de que a população de Kerala duplicou entre 1951 e 1991 - aumentando em 15.6 milhões de habitantes para chegar a um total de 29.1 milhões de habitantes em 1991 - a população manteve-se em menos de 32 milhões em 2001. O povo de Kerala está mais densamente povoado na área costeira, deixando os montes e montanhas do este comparativamente escassamente povoados.

Religiões
As principais religiões seguidas em Kerala são o Hinduísmo (53.31%), o Islão (24.37%), e o Cristianismo (19.0%). Kerala também tinha uma minúsula comunidade judáica até recentemente, diz-se datada de 587 AC quando eles fugiram à ocupação de Jerusalem por Nebuchadnezzar (antigo rei da Babilónia). O estado de Kerala possui muitos famosos templos, igrejas e mesquitas. A sinagoga de Kochi é a mais antiga dos países Commonwealth. O censo de 2001 na India registou 51 judeus em Kerala. É importante notar que Kerala é um dos mais seculares (e não-sectários) povos da India. Noentanto, tem havido alguns sinais crescentes de tensão entre organizações religiosas extremistas.

Desenvolvimento humano
Kerala é o estado que está mais alto no ranking a respeito do desenvolvimento social, em indices como a eleminação da pobreza, educação primária e cuidados de saúde. Isto resultou de esforços significativos em 1911, feitos pelos estados de Cochin e Travancore para ampliar os cuidados de saúde e educação entre a sua gente comum. Este enfase central - não habitual na India - foi então mantido na Kerala pós-independência, então inaugurada como um esstado. Logo a taxa de literacia de Kerala é de 90.92% e a expectativa de vida é agora a maior da India. Contudo o memso também é verdadade para a taxa de suicidio e desemprego. Quanto ao censo de 2001, Kerala é o único estado na India com um rácio mulher-homem maior do que 0.99. O rácio de Kerala é de 1.058 - 1058 mulheres por 1000 homens — enquanto o número nacional é de 0.933. é o único estado na India que possui fertilidade abaixo da taxa de reposição (a uma taxa que não repõe a população presente). UNICEF e a Organização Mundial de Saúde (OMS) designou Kerala o primeiro estado "amigo de bébés" (baby-friendly) do mundo pela sua inciativa "Hospital amigo de bébés". O estado também é conhecido pelo Ayurveda, um sistema tradicional de mediciana — esta prática medician alternativa está a atrair um crescente número de turistas por interesse medicinal. Contudo, contras para esta situação incluiem o envelhecimento rápido da população — de facto, 11.2% dos Keralitas são de 60 anos para cima.[9]


A situação socio-económica e demográfica não usual de Kerala foi sumarizada pelo autor e ambientalista Bill McKibben:
Kerala é uma bizarra anomalia entre nações em desenvolvimento, um sítio que oferece reais esperanças para o futuro do "Terceiro Mundo". Considere isto: Um pequeno estado da India, pouco maior do que Maryland, com uma população tão grande como a California e um rendimento per capita menor de $300 US dólares. Mas a sua taxa de mortalidade infantil é baixa, a sua taxa de literacia está entre as maiores na Terra, e a sua taxa de natalidade está abaixo dos Estados Unidos e caíndo rápido. Os cidadãos de Kerala vivem tanto tempo como europeus e norte-americanos. Apesar de a maior parte do seu território estar coberta por planícies de arrozais, estatisticamente Kerala sobressaí como um monte Evereste do desenvolvimento social; não há realmente um sítio como este.
A continuar...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet