Wednesday, March 29, 2006

Portugal importou 16% do consumo total a Espanha em 2005

Portugal importou 16% da energia eléctrica consumida em 2005 a Espanha, de um total de 48 mil GWh consumidos pelo país, afirmou hoje o director-geral da ELECPOR, João do Nascimento Baptista.

"A importação de Espanha ficou a dever-se a questões de oportunidade e não por razões de falta de capacidade de produção em Portugal", disse o dirigente da Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico (ELECPOR), no seminário sobre "Perspectivas do Sector Eléctrico em Portugal e Espanha", hoje realizado em Lisboa.

Segundo João Baptista, a "energia foi produzida por centrais nucleares em Espanha e importada durante o período nocturno pela REN - Rede Eléctrica Nacional". No entanto, este dirigente realçou que "não compete ao operador do sistema, a REN, fazer negócios de energia, o que mais cedo ou mais tarde deixará de ser possível". "A REN sabe que vai deixar de desempenhar este papel", salientou.

No seminário, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, e em que participaram cerca de 150 empresários e gestores, o director-geral da ELECPOR referiu também que a exportação de energia eléctrica para Espanha foi de 700 GWh no ano passado.
Sublinhou que o crescimento médio anual de energia eléctrica em Portugal é da ordem dos 5%, ritmo que não tem sido acompanhado pelo aumento da riqueza produzida no país. "Este é um problema preocupante e a dependência energética de Portugal face ao exterior deve ser reduzida nos próximos anos para que haja um aumento da competitividade empresarial", disse o director-geral.

Sobre a energia eólica afirmou realçou que o crescimento da produção de energia mais do que duplicou em Espanha no ano passado, face ao ano anterior. "Em Portugal estamos aquém do desempenho espanhol na área da produção de energia eólica", explicou.
No entanto, disse que a produção instalada actualmente em Portugal está perto de 1000 MW e que nos próximos cinco a seis anos a potência instalada deverá rondar os 4500 MW. "Esta área de negócio poderá ser aproveitada pelas empresas do sector ligadas à construção e instalação de infra-estruturas eléctricas", sublinhou.

Fonte: Diário Económico

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet