Sunday, March 05, 2006

1/3 da população mundial não tem acesso à energia elétrica

Cerca de um terço da população mundial, o equivalente a dois bilhões de pessoas, não tem acesso à energia elétrica. Metade deste total está localizada no continente africano. O dado faz parte de estudo apresentado ontem (4/3) no Rio pelo Conselho Mundial de Energia.

Segundo a diretora do Conselho Mundial de Energia Elena Nekhaeze a distribuição do uso da energia no mundo é muito desigual e concentrado na América do Norte, precisamente nos Estados Unidos. Os americanos consomem de 15 a 20 vezes mais do que os chineses ou indianos. Neste caso, ela afirma que os preços deveriam aumentar para desestimular o desperdício de energia.

Consumo no Brasil

Nekhaeze citou o exemplo do apagão de 2001 no Brasil. Segundo ela, o consumo brasileiro caiu 20% mas o potencial da região permite uma redução na faixa de 50%.

Uma pesquisa desenvolvida pelo conselho nas cidades do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Caracas mostrou que o problema para as pessoas de baixa renda não está na oferta de energia e sim na capacidade de pagar por ela. Das três cidades, apenas em Caracas, onde a energia é subsidiada, o consumo é elevado entre os mais pobres.

Os cariocas comprometem 15,57% de sua renda para cobrir os gastos com energia. Em Buenos Aires esse percentual é de 7,6%. Nos EUA, de 5,2%. Os impostos também são maiores no Brasil. Eles representam 45% do valor da conta. Na Argentina, o percentual é de 35%.

De acordo com o estudo, no Rio de Janeiro os mais pobres consomem 103,19 KWh/ mês. Em Buenos Aires o total é de 97 KWh/mês e em Caracas, de 220,00 KWh/mês com energia subsidiada. (...)

Nota do Editor: Isto significa que há uma parte significativa da população mundial que não será tão afectada pela escassez de energia, não será?
Talvez...

Fontes:
(1/3 da população mundial sem energia eléctrica)
http://www.vermelho.org.br/diario/2006/0305/0305_eletrifica.asp
http://www.geocities.com/snram12/prakrithi2.htm
(1/3 da população mundial sem recursos energéticos)
http://www.arabicnews.com/ansub/Daily/Day/010529/2001052926.html

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet