Wednesday, October 12, 2005

O Pico do Petróleo e a Classe Trabalhadora - A visão Eco-Marxista



John Bellamy Foster, editor da Monthly Review, a mais prestigiada e porque não dizer da melhor revista marxista do mundo acaba de reconhecer a realidade do Pico do Petróleo no seu fabuloso ensaio "Organizar a Revolução Ecológica", que podemos classificar como um ensaio Eco-Marxista. Isto terá enormes implicações por toda a esquerda comunista pelo mundo fora, ou não fosse a Monthly Review um orgão de informação e reflexão tão importante para os marxistas como um The Economist ou um Financial Times são importantes para os neoliberais. Eu diria mais importante ainda porque consegue traçar convergências de ideias entre as diversas sectárias correntes marxistas. Sem dúvida um grande passo, para que o importante sector comunista da esquerda adopte a bandeira política do Pico do Petróleo, algumas semanas depois do artigo do professor Rui Namorado Rosa sobre o Pico de Hubbert "O mundo depois do Pico do Petróleo" ter saído no avante! o jornal comunista português.

John Bellamy Foster é também autor de importantes livros sobre o marxismo, imperialismo e a perspectiva ecologista marxista, o Eco-Marxismo dos quais se destacam: "How to Read Karl Marx", "Vulnerable Planet: A Short Economic History of the Environment", "Pox Americana", "Ecology Against Capitalism" e "Marx's Ecology" a obra prima do Eco-Marxismo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet