Thursday, September 01, 2005

Que "Visão" mais míope!

- A minha polémica no fórum carapau:
Eu:

Para saber as raízes da acual crise económica venham ao meu bolg.

http://peakoilportuguese.blogspot.com/

São os altos preços do petróleo a razão fundamental da crise económica em Portugal e do seu futuro agravamento.

É bom lembrar que Portugal gasta a maior factura das importações em petróleo que qualquer outro país europeu. A base das nossas importações é petróleo.

Pudera! Ele representa 90% da energia consumida em Portugal e nem uma gota é extraída em Portugal!
Voltar ao Topo


Visitante:

Enviada: Qua Ago 31, 2005 3:49 pm Assunto:

Citação:
Pudera! Ele representa 90% da energia consumida em Portugal e nem uma gota é extraída em Portugal!

hmmm...

Segundo a revista Visão nº 641

Distribuição das diferentes fontes de energia em 2004:

Carvão - 31%
Gás - 21%
Hidráulica - 20%
Produção em regime especial(inclui 3% de eólica) - 10%
Importada - 14%

Não faço a minima ideia se estes valores estão correctos, mas tenho a revista aqui na minha mão...
Voltar ao Topo

Eu:

Enviada: Qua Ago 31, 2005 7:17 pm Assunto:
São ridiculamente falsos.

O consumo de carvão é inexistente. De gás natural e hidraulica de facto existem em quantidades pequenas, mais ou menos 10%, os dois.

Energias renováveis (eólica, etc) é bem menos de 1%.

Importada 14%? Isso é mesmo não ter noção do rídiculo. Quando a mercadoria mais importada do país é o petróleo estrangeiro, dizer que a energia imporatada por Portugal reflecte 14% das nossas necessidades energéticas é anedótico!!!!

A visão anda a delirar.
Voltar ao Topo

Azraael:

Enviada: Qui Set 01, 2005 12:03 am Assunto:

Luis Rocha escreveu:
São ridiculamente falsos.


Realmente uma fonte para esses numeros (os que apresentas) nao seria ma ideia... ou sera pedir demais? E' que entre a Visao e tu, a minha confianca recai na Visao...
_________________
http://www.bgoncalves.com

Voltar ao Topo

Eu:

Enviada: Qui Set 01, 2005 9:28 am Assunto:
Reitero as minhas afirmações.

Embora possa estar enganado quanto ao carvão, é capaz de haver algum consumo.

As minhas afirmações baseiam se no que me disse um senhor cuja palavra me é credivel quanto a energia o dr. Jorge Figueiredo.

Mas eu tenho uma fonte. É um pouco desactualizada. Mas suficiente para demonstrar o ridiculo dos números da visão.

Um relatório da situação da enegia em Portugal de 1993 instituto dinamarquês AKF:

http://www.akf.dk/eng/udland9.htm

Segundo os palermoides da visão a energia hidraulica mais do que quadriplicou em Portugal de 1993 a 2004: absolutamente ridiculo!

Mas o mais ridiculo é que descontadas as percentagens do bolo:

30% carvão + 21% gás n. + 20% hidráulica + 10% renováveis = 81%

Ou seja, no máximo o petróleo é 19% em Portugal.

A quarta energia em Portugal!!!!!!!!!

Se eu não conhecesse a Visão diria que era uma revista de anedotas.

Quanta imbecilidade pode o cérebro humano suportar???

E depois a mais grossa fatia das nossas importações, o petróleo importado (já ouvi isso no diário económico na televisão vezes sem conta), representa no máximo 14% da energia consumida em Portugal!!!!!!!

Quer dizer que 5% do petróleo é produzido em Portugal!!!!!!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet