Saturday, September 24, 2005

O Pico do Petróleo já quebrou o Zimbabué

Escassez de combustível provoca ruptura económica no Zimbabué. Muitos no Zimbabué estão a ter de recorrer ao mercado negro para adquirir combustível.

Os serviços municipais e de emergência na capital do Zimbabué estão severamente feridos pela escassez de combustível, com somente um carro de bombeiros operacional.
Testemunhando perante uma comissão parlamentar quarta-feira, o Presidente da Câmara de Harare Nomutsa Chideya disse que o governo local estava agora a comprar combustível no mercado negro, e ainda assim não conseguia oferecer serviços de emergência adequados e conduzir reparações.
"Nós não recebemos gásóleo desde à 4 semanas. Nós não estamos em condições de responder a qualquer rebentamento de canos de esgoto e de água porque os nossos veículos estão parados," o jornal estatal Herald citou Chideya dizer.

Ele disse que apenas um carro de bombeiros na cidade tinha um quarto de depósito de combustível, acrescentando: "Pela saúde dos nossos habitantes, nós preferimos comprar o combustível no mercado paralelo. Nós afundamos, nós não conseguimos operar serviços mínimos."

Escassez de combustível paralizadora

O Zimbabué aumentou os preços da gasolina e gásóleo em mais de 100% à uma semana, um aumento que o governou justificou com a necessidade de estar em linha com os preços internacionais.
Aonde ainda é possível encontrar gasolina, os preços aumentaram de 10,000 a 22,300 dólares Zimbabuenses (40 a 89 cêntimos norte-americanos) por litro, enquanto o gásóleo subiu de 9,600 para 20,800 dólares zimbabuenses.

Os preços da gasolina no Zimbabué duplicaram à uma semana. Chideya disse que a Câmra Municipal de Harare costumava receber 30,000 litros de combustível por mês, que tinha sido agora cortado para 10,000 litros.
Harare é agora uma sombra da sua antiga glória quando era conhecida como uma das mais modernas e limpas cidades do sul de África.
Os residentes lutam por sobreviver com electricidade e provisão de água incertas, as ruas estão cheias de buracos de desgaste (por falta de reparação) e a maior parte da iluminção das ruas não funciona à meses. Os hospitais da cidade estão num estado crítico por falta de equipamento.

Escalada dos preços


A escassez de combustíveis e a última escalada dos preços levaram os operadores de transporte colectivos privados - que transportam a maior parte dos utentes na região de Harare - a duplicar as tarifas.
A polícia subsequentemente ameaçou prender qualquer operador que cobre tarifas ilegais.
Contudo os operadores privados dizem não ter alternativa senão subir as tarifas porque são forçados a comprar combustível no mercado negro a preços mais elevados que a companhia dos transportes públicos estatais.

Fontes:
PowerSwitch
Falls Church News
BBC News

-------------------------------------------------------------------------

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet