Sunday, September 04, 2005

O aviso do Katrina - Uma visão do apócalipse


Por Mauro Santayana*

«Já existem alguns relatos que prevêem uma nova Idade Média, como conseqüência de uma grande catástrofe natural. O que está ocorrendo em Nova Orleans é muito próximo disso. Se o vendaval atingisse Nova Iorque com a mesma intensidade e os mesmos resultados (o que parece improvável, tendo em vista o nível natural das águas em uma e outra cidade), a utopia negra poderia cumprir-se. Com o colapso da cabeça econômica do mundo, a desordem organizada pelo capitalismo poderia ser vencida pela ordem desorganizada da natureza. Sem energia, sem luz, sem abastecimento de água, Nova Iorque se transformaria no escritório central do inferno.

Por mais poderosos sejam os Estados Unidos, eles estão calculando mal a sua força. Golpeados pelas guerras que movem e são incapazes de ganhar (porque não basta destruir um país para vencer a sua sociedade), foram agora advertidos pelo furacão, cujos resultados superam os de um grande bombardeio convencional. A tragédia traz outras revelações adicionais: o Sul continua o Sul, com a maioria dos negros na miséria. Eles constituem a maior parte dos atingidos pela catástrofe, como mostram as imagens divulgadas pelo mundo. Os ricos, predominantemente brancos, puderam sair antes, e se encontram em bons hotéis e “resorts”. Os pobres se dividem entre os que morrem e os que saqueiam.

Daqui a algumas horas, conforme se podem prever, outros pobres chegarão: para matar. São os mercenários do Exército e da Guarda Nacional, que o desemprego empurrou para as fileiras. Não foram destinados a matar no Iraque, mas poderão ganhar suas cruzes de combate, matando os próprios compatriotas.»

excerto de artigo no vermelho

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet