Monday, September 05, 2005

Dick Cheney:

"Do ponto de vista da industria petrolífera obviamente - e eu falarei mais tarde sobre o gás n. - durante mais de 100 anos nós como industria tivemos de lidar com o xato problema de uma vez que se encontra petróleo e se extrai para fora do solo, tem de se ir dar uma volta e encontrar mais ou ir à bancorrota.

Produzir petróleo é obviamente uma actividade auto-declinante (auto-depleting). Todos os anos tu tens que descobrir e desenvolver reservas iguais ao teu output só para permanecer na mesma, só para ficar empatado. Isto é tão verdade para companhias como é verdade, num sentido económico mais alargado, para o mundo."

[comentário] - Isto é uma descrição do pico do petróleo, tanto num campo individual como no mundo. O processo é o mesmo encontra-se o petróleo, extrai-se a uma taxa crescente, atinge-se o pico (a taxa de extracção máxima), e a partir daí a taxa entra em declínio, aumentando também o custo da extracção até se tornar economicamente inviável.

"Uma nova companhia fundida como a Exxon-Mobil terá que decobrir 1 bilião e meio de barris de novas equivalentes reservas de petróleo todos os anos só para substituir a produção existente. É como fazer 100% de interesse, descobrir mais um grande campo de uns 500 mihões de barris equivalentes cada 4 meses ou descobrir 2 Hibernias por ano.

Para o mundo como um todo, das companhias petrolíferas é esperado que continuem a encontrar e desenvolver suficiente petróleo para cobrir a nossa depleção de 71 milhões de b/d a mais, mais cobrir a nova procura (o crescimento do consumo). Para algumas estimativas vai haver uma média de 2% de crescimento anual na procura global de petróleo nos anos daqui para a frente além de conservadoramente 3% de declínio natural na produção de reservas existentes. Isso significa que lá para 2010 iremos precisar na ordem de 50 milhões de b/d adicionais."

[comentário] - E isto explica a subida sustentada dos preços do petróleo, isto é, subida não volátil, os preços sobem e mantém-se num patamar elevado para depois continuar a subir. Estando as estimativas de Dick Cheney certas, existe uma nessecidade de petróleo, sem exagero (as taxas de crescimento do consumo e declínio natural são até superiores ao estimado), que não está a ser atendida, no entanto nada parece parar o crescimento do consumo e o acelerar do declínio natural dos campos maduros. Ou seja, o mundo está a devorar o petróleo a uma velocidade superior à velocidade máxima de extracção petrolífera. Por isso a capacidade extra de extracção evaporou. Havendo uma necessidade, que não é inteiramente atendida, de um produto no mercado do capitalismo ele naturalmente torna-se mais caro sustentadamente. Desde o barril a 10 dólares no momento do discurso de 1999 do Dick Cheney até ao recorde de 70 dólares de 2005, agora. Um problema sem solução há vista porque estamos no Pico do Petróleo.

"Portanto, de onde virá o petróleo?

Os governos e as companhias petrolíferas nacionais estão obviamente em controlo de 90% do bolo. O petróleo continua a ser fundamentalmente um negócio estatal. Enquanto muitas regiões do mundo oferecem grandes opurtunidades petrolíferas, o médio oriente com 2/3 do petróleo mundial e o de mais baixo custo, é ainda onde o prémio se encontra, ainda que as companhias estejam ansiosas pelo acesso a lá, o progresso continua a ser lento."

[comentário] - Sem querer aborrecer com o óbvio. Lembram-se da guerra no Iraque?

Novembro de 1999, excertos (traduzidos) do discurso como Chairman da Halliburton no London Institute of Petroleum

2 Comments:

Blogger Capitão said...

Tenho vários e-mails vou dar-te o que fiz de propósito para este blog:

peakoilemportugoil@yahoo.com.br

3:08 AM  
Blogger Capitão said...

Uma acção...? venham daí os pormenores.

4:04 AM  

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet