Monday, September 19, 2005

"COMEÇA A ESGOTAR-SE O PETRÓLEO"

Presidente Hugo Chávez em discurso perante a assembleia da ONU (excerto) :

«Senhoras e senhores, enfrentamos hoje uma crise energética sem precedentes no mundo, em que se combinam perigosamente um imparável incremento do consumo energético, a incapacidade de aumentar a oferta de hidrocarbonetos e a perspectiva de um declínio das reservas provadas de combustíveis fósseis. Começa a esgotar-se o petróleo.

Para 2020 a procura diária de petróleo será de 120 milhões de barris, com o que, sem ter em conta futuros crescimentos, se consumiria em 20 anos um volume idêntico a todo o petróleo consumido pela humanidade até ao momento, o que significará, inevitavelmente, um aumento das emissões de dióxido de carbono que, como se sabe incrementa diariamente a temperatura do nosso planeta.

O Katrina foi um doloroso exemplo das consequências que pode trazer ao homem ignorar estas realidades. O aquecimento dos oceanos é, por sua vez, o factor fundamental por detrás do demolidor incremento da força dos furacões que temos visto nos últimos anos. Aproveito a ocasião para transmitir, uma vez mais, a nossa dor e o nosso pesar ao povo dos Estados Unidos, que é também um povo irmão dos povos da América e dos povos do mundo.

É prática e eticamente inadmissível sacrificar a espécie humana, invocando de forma demencial a vigência de um modelo sócio-económico com uma galopante capacidade destrutiva. É suicida insistir em disseminá-lo e impô-lo como remédio infalível para os males, dos quais é, precisamente, o principal responsável.

Há pouco tempo, o senhor Presidente dos Estados Unidos, numa reunião da Organização dos Estados Americanos, propôs à América Latina e ao Caribe incrementar as políticas de mercado, a abertura do mercado, quer dizer, o neoliberalismo, quando essa é precisamente a causa fundamental dos grandes males e das grandes tragédias que vivem os nossos povos: o capitalismo neoliberal, o Consenso de Washington, que provocou o maior grau de miséria, de desigualdade e uma tragédia infinita aos povos deste continente.

Agora mais do que nunca necessitamos, senhor Presidente, de uma nova ordem internacional.»


Discurso do Presidente da República Bolivariana da Venezuela na Sexagésima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, a 15 de Setembro de 2005.

Fonte:
Resistir.info

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet