Sunday, September 18, 2005

A China a galope

Um relatório da OCDE confirma que a economia chinesa está de boa saúde e as previsões, do último ano, de desaquecimento da economia chinesa parecem ter errado. Nada pára esta china! Assim vai o segundo maior sorvedor de petróleo do mundo, a galope! A OCDE diz que se prevê um crescimento chinês de 9% este ano e 9.2% para 2006. Com estes números de crescimento económico na China, uma conclusão rápida se pode tirar: não vai haver abrandamento na crescente procura e consumo global de petróleo, mesmo com a escalada dos preços, mesmo com pequenos efeitos recessivos nas economias norte-americana e europeia ao mesmo tempo que economias do terceiro mundo em África e na América Central entram em ruptura, mesmo que comece a doer ao bolso do consumidor. A competição pelo "ouro negro" não dá mostras de cansaço na economia global.

Pois aí está a China, imparável, a 5 anos de se tornar a maior exportadora mundial, explica o Vermelho:

"A China pode superar os Estados Unidos e a Alemanha e se tornar a maior exportadora mundial até 2010, segundo estudo divulgado anteontem (16) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nos próximos cinco anos os bens e serviços chineses deverão representar cerca de 10% do comércio mundial, contra os atuais 6%, segundo o estudo.

O atual ritmo de crescimento econômico da China, em média de 9% ao ano nos últimos 20 anos, não dá sinais de desaquecimento, diz a OCDE, que lembra, no entanto, que os salários no país continuam baixos e a desigualdade social vem crescendo, não só entre as regiões urbana e rural (os salários no interior do país são cerca de dois terços menores que os pagos nas cidades) mas mesmo dentro das províncias costeiras, onde o crescimento é mais significativo."


Fontes:
Diário Vermelho
Al-Jazeera

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet