Monday, August 01, 2005

Puzzle Ideológico

Confesso que desde à tempos me sinto dividido entre diferntes visões marxistas nas suas semelhanças e contradições (mais habitualmente semelhanças de objectivos e contradições de estratégias), alegures entre o PCP de Álvaro Cunhal, o Resistir.info de Miguel Urbano Rodrigues e a revista Política Operária de Fransisco Martins Rodrigues. Se a isso juntarmos a visão dos meus ideólogos preferidos da crise energética, pico do petróleo, como os professores Richard Heinberg e Rui Namorado Rosa e Colin Campbell a o meu mapa ideológico torna se um bocadinho confuso.

O problema é que preciso articular vários pontos para definir um rumo.

1 Comments:

Blogger Capitão said...

É curioso, descobri o teu blog através do forum carapau, em que eu só me interessei e visitei recentemente. O forum tem uma pagina para links de sites e blogs de esquerda estavam lá links para tanto o teu blog como o meu. É verdade, houve uma altura em que me interessei muito pela revolução bolivariana, se te recordas até propus a varios camaradas do partido para formar uma organização de solideriedade à revolução. Todos me disseram que sim, que era boa ideia mas não tive apoio nenhum. Muito mais tarde apareceu uma petição de nomes conhecidos do PCP para formar uma organização solidária com a venezuela no resistir.info.

Fiquei fodido, porque só quando a proposta vem de cima é que lhe dão atenção, além disso o nome que lhe deram era muito mais incipiente, parece que tem medo das palavras "revolução bolivariana". Depois de algum tempo acabei por relativizar o meu interesse pela venezuela. Na altura que fiz o blog a solidariedade era urgente. Sou ainda um grande admirador da historia dos movimentos revolucionários e progressistas da América Latina. Acho que a venezuela é a sua vanguarda revolucionária, o pensamento de Bolívar e o comando de Hugo Chavez teem o potencial de unir e libertar aqueles povos contra o imperialismo. Mas o que é uninamente aplaudido pela esquerda não nessecita de grande reflexão. Não tenho duvidas que a venezula está no bom caminho.

3:47 AM  

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet