Sunday, August 14, 2005

E a Bolha Imobiliária também é uma tese catastrofista Hubbertiana?

(continuando a controversia com «Retrato de um marxista quando jovem»)

Se calhar o "The Economist", velho porta voz intelectual do capitalismo mundial também é um castratofita Hubbertiano, ou está embebido em determinismo estalinista ou será que é apenas ser realista ver que o desastre a que se dirige o capitalismo senil, salta à vista de todos?

Será que devemos ignorar as caracteristicas especificas da crise do capitalismo actual?

Para justificarmos a velha, vaga e abstracta concepção marxista da queda da taxa de lucro. Será verdade esta afirmação que a taxa de lucro está em queda?

É sim, claro que é, mas eu pergunto será essa afirmação generalista e abstracta da crise razão para negar todas as causa especificas da crise?

Será que se deve ignorar a bolha imobiliária?

Será que se deve ignorar o "Pico do Petróleo"?

Será que somos melhores marxistas de olhos fechados?

Seja como for, quero deixar bem claro que para mim o marxismo não é tudo... se bem que preferia que esta ideologia fosse usada para pensar de forma menos sectária. O marxismo é uma ajuda e não um estorvo ao meu pensamento, o meu marxismo é heterodoxo, não é purista, o marxismo não é o supra-sumo de todo o saber, é complementar com outros. Eu pessoalmente acho que se deve complementar com a teoria ecológica. Acho que se deve juntar o equilibrio entre humanos com o equilibrio entre estes e o planeta, ou seja, o seu eco-sistema.

Heterodoxia é o que eu aconselho ao meu vizinho marxista.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet