Tuesday, August 02, 2005

Curiosidade

Ao fazer pesquisas no google para ver o volume da presença de alguns termos na net deparei-me com revelação extraordinária:

A palavra oil (petróleo) com cerca de 71.200.000 resultados (em 0,52 segundos) surge quase a par de sex (sexo) com cerca de 71.700.000 resultados (em 0,19 segundos).

Já numa curiosa comparação entre "peak oil" (pico do petróleo) e marxism (marxismo). Vejo como este novo movimento "peak oil" ganha terreno a uma velocidade impressionante.
"Peak oil" obteve 892.000 resultados (0,03 segundos) e marxism 1.550.000 (0,03 segundos).

Poderam dizer que esse movimento ainda é apenas um fenómeno da internet, mas acho que também por aqui se vê o seu crescimento e potencial.

2 Comments:

Blogger Capitão said...

Olá caricoroa.

Obrigado por visitares o meu blog e por comentares. Comentários e sugestões são benvindos.

Mas sabes tu dizes que leste pela primeira vez sobre o assunto em 2002 (eu já foi em 2004), para quem diz isso tu pareces levar um pouco na brincadeira a questão. É o que eu depreendo do teu comentário e de um outro a outro post em que dizes que a crise energética não é fundamental para a crise do capitalismo.

Discordo, lembra-te que isto não é uma crise passageira e que o peróleo não só é de qualidade excepcional como já não há tempo para substitui-lo sem um grave impacto económico.

És familiar com a "teoria Olduvai", o que pensas dela?

Saudações proletárias
Luis Rocha

11:01 AM  
Blogger Capitão said...

Sabes que documento é esse que apareceu no congresso do pcp, foi uma moção ou foi nas teses (resolução política)?

Quanto à tua ideia que isto é só mais um falso aviso. Deixa me perguntar te uma coisa. Sabias que todas as crises do preço do petróleo (e da sua escassez) causaram recessões mundiais?

Estou a falar das crises politicamente motivadas pelos árabes nos anos 70 (inicios) e pela revolução iraniana dos anos 80 (inicios).

Isso foram crises relativamente curtas de um 1 ano ou 2, agora imagina uma permanente.

Álias, o preço actual do barril que como sabes tem tendencia para subir já está a causar recessões no terceiro mundo e estagnação ecnómica aqui na europa.

12:13 AM  

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet