Monday, July 11, 2005

Uma velha mas intressante notícia. Afinal, deu-me para traduzir umas coisas para lerem na nossa lingua.



Professor de Física prevê crise do petróleo

A civilização como a nós a conhecemos vai chegar ao fim algures neste século quando o combustível se esgotar.
Essa é a obscura previsão com que o escritor e professor do Instituto de Tecnologia da California David Goodstein concluiu a sua leitura segunda à noite.
"Eu certamente espero estar errado," ele disse à audiência que encheu Woodward Hall. "E eu certamente espero que fazer a previsão possa ajudar a fazê-la errada"
Goodstein vinha fazer uma tornée para promover o seu último livro, "Out of Gas: The End of the Age of Oil".
Ele fez uma apresentação de 30 minutos sobre a projectada exaustação da produção mundial de combustíveis e as dificuldades em fazer a transição para combustíveis alternativos.
Baseado na teoria do pico de Hubbert, a América está destinada a ficar sem petróleo antes do final do século, disse Goodstein.
A teoria de Hubbert, criada pelo geofísico M. King Hubbert durante os 1950as, acertadamente previu que a produção de petróleo nos EUA picaria no começo dos 1970as
Goodstein disse que a teoria previu a taxa global de descoberta de petróleo, sugerindo que poderia prever a produção global total de petróleo.
Ele disse que o mundo esá direcionado para uma crise de escassez global que pode causar guerra, depressão económica e o apodrecimento das instituições.
"Vai haver uma crise," ele disse. "Vai ser doloroso. Nós acabamos de invadir o Iraque. Se alguém pensa esta guerra não foi pelo petróleo, pense outra vez. Eu chamo-lhe guerra petrolífera II. A primeira guerra do golfo foi a guerra petrolífera I."
Chris McKenna, estudante de arquitetura, disse que se sente desencorajado pela juventude mostrar tão pouco interesse em assuntos energéticos, mesmo quando perante cenários tão obscuros como o fim da civilização tal como a conhecemos.
"Eles não reagem," ele disse."Eles são apenas tipo, OK, whatever, vou ver televisão."
O amigo e colega de longa data de Goodstein, professor da University of New México Robert Duncan, organizou a sua visita. Ele pediu a Goodstein para falar na UNM como parte de um esforço mais alargado para usar a educação da Física para criar consciência para os problemas energéticos do mundo.
"O David é um dos líders da educação em Física no mundo inteiro hoje em dia," disse Duncan. "A política energética é uma das mais preocupantes questões do nosso tempo, mas é algo que virtualmente nenhum político quer debater, porque não faz ressonãncia com o público. Além do mais, uma questão tão importante quanto esta é desprezada nos ciclos eleitorais."
Goodstein disse que o mundo precisa de um "projecto Manhattan" para desenvolver a energia de fusão, um sistem de combustíveis que em teoria produziria uma quantidade inexaurível de produção energética a baixo custo com pouco impacto ambiental.
"Infelizmente, a fusão nuclear esteve a 25 anos nos passados 50 anos, e ainda está a 25 anos de nós agora," ele disse, gerando risos. "Foi dito que a fusão nuclear é a fonte de combustível do futuro e sempre vai ser".
A nossa segunda melhor esperança é a energia solar, ele disse. Mas é preciso uma área do tamanho de metade da california coberta em paineis solares para fazer a transição para a energia solar, ele disse.
"Isso não é uma área muito grande," ele disse."Há muitas terras não usadas no mundo".
Perguntado porque o governo americano não está a abordar o tema com mais urgência, Goodstein disse que as pessoas tendem a reagir só quando são atingidas.
"Se atirares um sapo para uma panela de água quente, ele salta logo para fora," ele disse. "Se aqueceres gradualmente a água, o sapo vai apenas sentar-se lá. Nós estamos numa panela gradualmente aquecida."


fonte Daily Lobo News de 11/9/04

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet