Thursday, November 29, 2007

O "papel higiénico do planeta"

James Kunstler, num artigo traduzido em Resistir.info:

"O dólar está a perder cerca de um centavo a cada três semanas contra outras divisas. Um centavo não parece muito, mas se mantiver aquele ritmo por mais um ano a "divisa de reserva" do mundo tornar-se-á o papel higiénico de reserva do planeta. Os preços do petróleo estão prontos para entrar no reino dos três dígitos e o efeito psicológico disto pode ser chocante junto a 200 milhões de infelizes motoristas. O valor das casas de papelão e vinyl não há dúvida que está a afundar. Naturalmente, os números do governo quanto ao índice de preços no consumidor e ao emprego são em geral descartáveis por falta de credibilidade. Mas qualquer pessoa que ultimamente tenha comprado um saco de cebolas e um frasco de geleia sabe que os preços caminham para cima nos corredores dos supermercados, e tantos migrantes ilegais mexicanos foram empregados no boom habitacional do Sunbelt que a sua ausência após o desastre não ficará registada em qualquer gráfico."

Labels: ,

Tuesday, November 20, 2007

O petro-dólar em risco?

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o presidente venezuelano Hugo Chávez bateram-se contra a utilização do dólar nas transacções internacionais utilizadas pelos países da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo), defendendo a utilização de um cabaz de moedas fortes diversas. À Arábia Saudita como principal aliado dos EUA na OPEP coube resistir e tentar desviar o assunto, pressionando para falar dos impactos no Meio Ambiente da indústria do petróleo, na Cimeira OPEP de chefes de estado (a terceira a este nível na história do grupo). Mas a pressão de Ahmadinejad e Chávez acabou por dar frutos e ficou decidido a formação de um comité especial para estudar a desvalorização do dólar e as vantagens de usar outras moedas. As palavras de Ahmadinejad marcaram a cimeira quando este afirmou que o dólar é "um pedaço de papel sem valor".

Fonte: CNN Money

Labels:

Continua a marcha fúnebre do Dólar, também na América Latina...

Segunda, 19 Novembro

A eliminação do dólar como moeda de transação comercial entre Brasil e Argentina pode acontecer já no início de 2008. O anúncio da "desdolarização" foi feito pelo assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia. Segundo ele, a medida "seguramente vai dar uma nova qualidade à relação comercial". Isto, porque, ao fazerem a troca de moedas diretamente entre os dois países, sem passar pela etapa de troca por dólares, há uma redução de custos para os exportadores dos dois países, além de desburocratizar a relação comercial. O Brasil exportou US$ 11,7 mil milhões em produtos diversos para a Argentina, em 2006, e importou US$ 8 mil milhões. O acerto foi feito hoje durante uma reunião de cerca de duas horas entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Cristina Kirchner, no Palácio do Planalto."

Fonte: Yahoo Brasil! Notícias

Labels:

Friday, November 16, 2007

Será que o Japão já está em recessão?

Os efeitos da chamada Crise Subprime, a grande Crise Financeira e Imobiliária que devora os mercados bolsistas tem produzido efeitos especialmente dramáticos no Japão. Para prová-lo basta dizer que neste momento Novembro de 2007, a Bolsa de Tóquio (a principal do Japão), já desceu o seu valor (medido em pontos) para níveis inferios a igual período do ano anterior, Novembro de 2006. Tecnicamente diz-se que quando um dado sector económico retrocede de valor de ano para ano em vez de aumentar de valor (o que é a sitão considerad normal, a situação de crescimento), ele está em recessão. Logo por definição a bolsa japonesa está em recessão. Normalmente quando a Bolsa de um dado país entra em recessão, a economia também entra em recessão. Estará o Japão já em recessão?

Vejam o gráfico da evolução da Bolsa de Tóquio no período de um ano clicando aqui.

Labels: ,

Stiglitz diz: Greenspan "fez o estrago" e os EUA arriscam-se a entrar em recessão

O famoso Nobel da Economia Joseph Stiglitz e antigo economista do Banco Mundial que se revoltou contra o sistema tornado-se opositor do regime neoliberal, disse a verdade muitos neoliberias não gostam de ouvir: Greenspan (o ex-presidente da Federal Reserve) é o culpado pela crise "subprime" (uma crise simultaneamente financeira e imobiliária) e que os Estados Unidos estão a sofrer um grande abarandamento económico e correm o risco de entrar em recessão. É interessante que esta notícia apareça na Bloomberg, um grupo mediático-financeiro que habitualmente presta reverência ao charlatão Greenspan.

Fontes: Bloomberg, Wikipédia

Labels: ,

Thursday, November 15, 2007

A fuga do dólar: o grande êxodo monetário

Os Emiratos Árabes Unidos acabam de anunciar que considera acabar com o sitema de paridade da sua moeda local, o dirham, com o dólar. Em Maio último o Kuwait acabou também com esse sistema de paridade com o dólar, que utilizava anteriormente. Vejam na Bloomberg. É longo o êxodo dos anteriores adoradores do dólar.

Labels:

Saturday, November 10, 2007

O Pico do Petróleo chega ao noticiário prime time da televisão britânica ITV news

Na última quarta-feira, 7 de Novembro de 2007, o fenómeno "Pico do Petróleo" foi pela primeira vez abordado numa televisão europeia mainstream, a televisão privada inglesa ITV news, num serviço noticioso prime-time, às 22:30 locais. A notícia fala do fim da "era do petróleo barato" aproveitando para divulgar um novo documentário neste tema chamado "Crude Awakening". Mas claro que a subida do preço do barril de petróleo para os históricos 98 dólares ajudou a este "acordar" jornalístico.



A imprensa britânica tem estado na vanguarda da discussão desta crise global da energia, com os jornais The Guardian e The Independent entre outros a falarem com clareza do "peak oil". A pergunta que se impõe é: quanto mais precisa de subir o petróleo para que os media portugueses ditos de "referência" pelo menos abordem o tema "pico do petróleo"?

Labels:

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet